terça-feira, 25 de junho de 2013

Deve o cristão orar ou participar das manifestações?


“O justo se informa da causa dos pobres, mas o ímpio nem sequer toma conhecimento.” Provérbios 29:7

“Os homens escarnecedores alvoroçam a cidade, mas os sábios desviam a ira.” Provérbios 29:8

“Portanto, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus. Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra;”  Colossenses 3:1-2.

A oração deve ser acompanhada de ação.

Fico imaginando Martin Luther King em seu fervor espiritual, guerreando espiritualmente em oração contra as potestades segregásseis, para que os estadunidenses negros obtivessem todos os direitos igualitários aos dos brancos, garantidos pelas constituições dos estados Norte Americanos, ou até mesmo Abraham Lincoln, considerado por muitos estadunidenses como o melhor presidente da história, se consagrando através de constantes orações, certamente esses homens viveram em oração, no entanto suas orações foram acompanhadas de ações, isso nós faz refletir sobre o processo de redemocratização que o Brasil esta passando através das manifestações sociais.

Deve o cristão orar ou participar das manifestações? Para responder a pergunta devemos entender que a vocação divina para o cristão e viver nesta terra como peregrino, mas ao mesmo tempo tem de cumprir seus papéis como cidadão, grandes ativistas políticos foram genuinamente cristãos, homens e mulheres de oração, no entanto partiram para a ação e recorrerão a todas as instancias superiores possíveis, o próprio Aposto Paulo apelou para Roma, ultima instancia de julgamento de sua época; da mesma forma nós cristãos brasileiros que vivemos em um Estado Democrático de Direito e portanto temos o direito de lutar pelas causas de nosso país, tanto em oração como  na participação das manifestações sociais tudo com muito pudor, modéstia e ponderação, pois “Os homens escarnecedores alvoroçam a cidade, mas os sábios desviam a ira.” Provérbios 29:8, ao mesmo tempo em que  “O justo se informa da causa dos pobres, mas o ímpio nem sequer toma conhecimento.” Provérbios 29:7, ou seja o cristão deve ser sábio, e viver uma vida integra de oração ao mesmo tempo de ação proativa, segundo a vontade Soberana de Deus.

Veja a opinião do Rev. Hernandes Dias Lopes:
"CORRUPÇÃO, UM CRIME HEDIONDO!
A presidente do Brasil está propondo que a corrupção dolosa seja considerada crime hediondo no Brasil. E de fato é. Quando uma pessoa morre na porta de um hospital sem atendimento. Quando um aposentado fica na lista de espera seis meses para um exame de urgência e não chega a ser atendido porque a morte o ceifa antes, essas pessoas estão sendo mortas pelos corruptos que desviam os recursos que deveriam manter uma saúde de qualidade em nossa país. Chega de corrupção! É hora de intolerância zero com essa roubalheira!"

Não podemos instruir e aconselhar que nenhum cristão seja “obrigado” a participar das manifestações, ao mesmo tempo que não podemos proibir que ninguém participe, mas sim e dever de todos clamarem ao Senhor, para que essa guerra espiritual seja vencida; mas lembre-se que essa batalha é também humana e certamente Deus usará homens íntegros e sinceros para lutarem contra a corrupção e miséria existentes no Brasil. 
A ORAÇÃO É A CHAVE DA VITÓRIA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário